sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Qualidade da informação disponibilizada no site das prefeituras de Santos e Vargem Grande Paulista

Por se tratar de um espaço integrado na internet onde o cidadão obtêm informações e serviços do governo de uma forma simples e interativa, o site governamental deve transmitir essas informações com qualidade e disponibilizar as ferramentas para que o objetivo do mesmo seja alcançado pelo internauta. Nesta etapa da ATPS (atividades práticas supervisionas) da disciplina Novas Tecnologias em Comunicação, será avaliada a qualidade da informação disponibilizada nos sites das Prefeituras de Santos e Vargem Grande Paulista. Essa avaliação se dará através da identificação de alguns conteúdos característicos de um site governamental.

  1. Prefeitura de Santos:
Através da guia Ouvidoria que é disponibilizada no site, como forma de contato são oferecidos três números de telefones, endereço e e-mail para que o usuário se comunique com a Ouvidoria Pública Municipal, onde ele pode fazer denúncias, reclamações e sugestões ao ouvidor. Outras formas de comunicação podem ocorrer por meio das guias Fale Conosco, que para ser utilizada é necessário ter o Outlook 2010 instalado, e também pelo Webmail, que pede usuário e senha para acessá-lo.
Como serviços ao cidadão o site oferece em uma página específica um menu com os itens e sub-itens.
  • Comunicação: Pesquisa no próprio diário oficial de Santos
  • Finanças: Fornece informações sobre Boleto para pagamento de IPTU, Taxa de Sinistro e Fundo Social; Boleto para pagamento de Taxa de Licença, Feimer, ISS fixo, Lixo Séptico e Preço Público; Boleto para pagamento de Parcelamento de ISS
    Consulta na Dívida Ativa; Boleto Bancário para Pagamento Integral de Dívida Ativa;
    Boleto Bancário para Pagamento de Parcelamento de Dívida Ativa; Emissão de Certidões; Autenticação de Certidões Emitidas; ISS (Imposto Sobre Serviços); Relatórios das Finanças Públicas; Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) – Adesão; Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) – Acompanhamento; Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) – Legislação; Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) – Informações.
  • Jurídico : Pesquisa na Legislação Municipal
  • Turismo: Sistema de Gerenciamento de Turismo (Turismo de 1 dia)
  • Saúde: Saúde Net (Prestadores SUS)
  • Planejamento: Santos Digital; Base Cartográfica: Marcos Geodésicos; Consulta à Lei de Uso e Ocupação do Solo (em Manutenção); SigSantosweb; Legislação.
  • Educação: Ensino a Distância; Biblioteca Mário Quintana - Sistema de Consulta ao Acervo.
  • Segurança: Documentos Perdidos.
  • Governo: Inscrições para Conferências.
  • Gestão: Sistema de Licitações Eletrônicas; Controle de processos; Formulário para Pedido de Certidão de Inteiro Teor; Formulário de Requerimento Simples; Modelo  de Declaração.
  • Assistência Social: Sistema de Cesta Básica – Ris.
  • Poupa -Tempo: Administração; Obras; Finanças; Declarações de MEI.
Destaque para as Guias Finanças e Jurídico, que disponibilizam, respectivamente, relatórios sobre as contas públicas do municípios e também consulta a legislação municipal.
Atualmente, as redes sociais fazem parte da vida de muitas pessoas e exercem grande influência sobre elas, então por não disponibilizar o uso dessas ferramentas para o cidadão no próprio site, a prefeitura deixa de ter um maior contato com a população.
O site tem alguns serviços para atender à públicos específicos, como turistas, professores e servidores. No caso de turistas, a prefeitura dispõe no site uma guia exclusiva chamada turismo de Santos, com informações sobre eventos, roteiros e locais turísticos; já para os professores o site fornece o TelEduc, que é composto por várias modalidades de curso de ensino à distância para complementar a formação dos profissionais interessados. Os servidores têm acesso exclusivo à um site onde podem ver o holerite, dúvidas, convênios e outros serviços.
Em geral, a maior parte do site é destinada à prestação de informações, e para facilitar há um campo de busca específico para notícias, que são divididas por suas categorias, como meio ambiente, lazer, saúde etc. Para acompanhar os eventos, festas e outros itens de lazer, o usuário pode consultar a agenda cultural e o calendário oficial. Não é possível acompanhar a agenda do prefeito, mas são fornecidos o endereço, o e-mail e telefone do gabinete para o cidadão que deseja obter informações relacionadas.

      1. Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Como forma de contato o município de Vargem Grande Paulista oferece em seu site uma guia específica com o endereço da prefeitura, telefone e atendimento para que o cidadão fale com o prefeito, com a assessoria de imprensa e com a ouvidoria, além de poder cadastrar seu e-mail e receber automaticamente os informativos.
On line, o usuário pode desfrutar de serviços como emprega São Paulo; segunda via de conta de água; horário e itinerário de ônibus; segunda via de multas; nota fiscal paulista eletrônica e segunda via de IPTU.
Na guia de utilidade pública, o usuário pode acessar ás contas públicas do município, que estão divididas por categorias através de relatórios anuais, mensais, por processos de compras; relação de contratos; aplicação no ensino e lei de responsabilidade fiscal.
O cidadão que quiser utilizar das redes sociais para se comunicar com a prefeitura não vai conseguir, pois a mesma não faz uso dessas ferramentas no site, restringindo assim o contato com seu munícipe.
Para as empresas o site fornece uma área com informações sobre a criação de projetos para incentivar o investimento no município, visando beneficiar as próprias empresas e qualificar a população e gerar empregos.
Por fim, o site é muito útil para a realização de consultas e atualização do cidadão sobre os assuntos comunitários. Como item fundamental ele pode consultar a legislação municipal através de um campo de busca; noticias sobre eventos, comemorações e feriados estão disponíveis no site como forma de noticias e informações.

Por fim, concluímos que os dois sites citados seguem em sua maioria os critérios pertinentes á um site governamental, e cabe ao cidadão que usufrui destes serviços utiliza-los com maior frequência para estar sempre bem informado do que acontece em sua cidade, dos serviços disponíveis prestados pela prefeitura afim de otimizar e agilizar as atividades do dia-a-dia.

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